O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos

Resumo e Cenário Histórico 


Nichiren Daishonin escreveu esta carta em Ichinosawa, na Ilha de Sado, no quinto mês do décimo ano de Bun’ei (1273), e endereçou-a a Sairen-bo Nichijo. Por alguma razão, Sairen-bo também estava exilado em Sado, onde decidiu converter-se aos ensinamentos de Daishonin no segundo mês de 1272. Como era ex-sacerdote da escola Tendai, Sairen-bo tinha algum conhecimento sobre “o verdadeiro aspecto de todos os fenômenos” — conceito fundamental dessa corrente budista. Porém, não satisfeito com a explicação do termo oferecida pelas doutrinas de Tiantai, recorreu a Daishonin em busca de uma compreensão mais profunda. O escrito O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos é a resposta de Daishonin a Sairen-bo.
Na segunda metade desta carta, Daishonin explica a Sairen-bo que aqueles que devotam a vida à propagação do ensinamento correto, imbuídos do mesmo espírito de Daishonin, são os próprios bodisatvas da terra. Daishonin prevê que o Nam-myoho-renge-kyo será propagado amplamente no futuro e conclui a carta definindo os elementos fundamentais da prática budista nos Últimos Dias da Lei: a fé, a prática e o estudo.
Em novembro de 2013, ocasião em que foi concluído o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, o presidente Ikeda desenvolveu uma explanação especial deste escrito na série “Aprendendo com os Escritos de Nichiren Daishonin, os Ensinamentos para a Vitória”, enfatizando a nossa missão como bodisatvas da terra.
Esta matéria contém alguns trechos desta explanação do presidente Ikeda em cuja introdução ele expressa seu sentimento nas palavras a seguir.
Quero declarar que, agora, as magnificentes bases do kosen-rufu foram totalmente concluídas e se inicia o vigoroso zarpar para o segundo ato do kosen-rufu mundial. Neste momento de revigorante partida, gostaria de estudar respeitosamente com os senhores um trecho do escrito O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos e assim firmamos um compromisso de juntos nos lançarmos aos novos horizontes do kosen-rufu. Nesta edição, em vez da tradicional explanação, escreverei de modo a expor minhas impressões e reflexões, com o sentimento de estudarmos e dialogarmos sobre o Gosho como se estivéssemos numa pequena reunião. Desta vez, desejo estudar uma passagem muito conhecida, na qual Nichiren Daishonin proclama altivamente a grande missão dos bodisatvas da terra que realizam o kosen-rufu.

Frase do escrito


Agora, não obstante o que aconteça, empenhe-se na fé, torne-se um devoto do Sutra do Lótus e continue sendo meu discípulo pelo resto de sua vida. Se tiver a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra. E se for um bodisatva da terra, não há dúvida de que tem sido um discípulo do buda Shakyamuni desde o remoto passado. O sutra afirma: “Desde o longínquo passado, tenho ensinado e convertido esta multidão”. Não deve haver discriminação entre os que propagam os cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo nos Últimos Dias da Lei, sejam homens, sejam mulheres. Se não fossem bodisatvas da terra, não seriam capazes de recitar daimoku. No início, somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro. Isso não significa “emergir da terra”? Quando a Lei for propagada amplamente, a nação japonesa inteira recitará Nam-myoho-renge-kyo. Isso é tão certo quanto uma flecha apontada para a terra não falhar em atingir o alvo. Contudo, daqui em diante, o senhor deverá firmar sua reputação com base no Sutra do Lótus e dedicar-se totalmente a esse sutra (CEND, v. I, p. 404).

Explanação


A SGI pôs as palavras dessa passagem em ação, sem distorção. 
Nichiren Daishonin afirma: “Agora, não obstante o que aconteça, empenhe-se na fé, torne-se um devoto do Sutra do Lótus e continue sendo meu discípulo pelo resto de sua vida” (CEND, v. I, p. 404). E assim, nós da SGI viemos avançando solenemente por este caminho que nós mesmos escolhemos, com absoluta convicção. 
A pessoa que luta em prol do kosen-rufu com “a mesma mente que Nichiren”, ou seja, com o mesmo coração de Daishonin, é um bodisatva da terra, ninguém menos que “um discípulo do buda Shakyamuni desde o remoto passado”. Somos companheiros que juntos vivemos pelo juramento do kosen-rufu, como mestre e discípulo unidos pelos laços da eternidade da vida. 
Sem dúvida, a Soka Gakkai se dedica exatamente com “a mesma mente que Nichiren”, agindo com a determinação de não poupar a própria vida na concretização do legado deixado por Daishonin, o kosen-rufu. 
Além disso, tornamos real o palco de atuação dos bodisatvas da terra, onde todos são igualmente nobres, sem qualquer distinção entre homens e mulheres, cumprindo a grande missão dos bodisatvas da terra de propagar os cinco ideogramas da Lei Mística, assim como consta na frase: “Não deve haver discriminação entre os que propagam os cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo nos Últimos Dias da Lei, sejam homens, sejam mulheres” (CEND, v. I, p. 404). 
Tal como consta no trecho: “No início, somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro” (Ibidem), viemos lutando conforme o correto princípio do kosen-rufu que se estende por todo futuro, por toda a eternidade. 
“O espírito de levantar-se só” é verdadeiramente o espírito fundamental da SGI e é também a essência que devemos cultivar por todo o sempre.
Meu mestre e segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, disse aos jovens: “Jovem, levante-se só! Então, dois se levantarão infalivelmente, e assim três o seguirão”. 
Uma única pessoa que se erga como pioneira provocará uma grande expansão: “depois, duas, três, cem pessoas o seguiram” (cf. CEND, v. I, p. 404) — isto já foi comprovado pelos meus companheiros em suas diversas localidades ao redor do mundo. Onde quer que fosse, o kosen-rufu começou apenas com uma única semente; por meio de uma expansão sem extravagâncias e perseverante — pessoa por pessoa — se construiu a grande correnteza dos dias de hoje. 
Mais que qualquer outra coisa, o espírito dos pioneiros vem sendo transmitido aos jovens, sem desvios. E agora, os jovens bodisatvas da terra do mundo inteiro estão assumindo a liderança da propagação, com ânimo: “Por favor, deixem com a gente! O kosen-rufu de nosso país será concretizado por nós, jovens”. 
Que época maravilhosa. Que grandiosos jovens de profunda relação mística! 
Sem dúvida, o princípio de “emergir da terra” exposto por Daishonin está sendo comprovado pela SGI. Tenho a firme convicção de que a passagem dos escritos ‘Assim também será a propagação no futuro’ profetizou o surgimento da Soka Gakkai.

A missão da SGI


O movimento SGI tem superado barreiras inimagináveis — diferenças de fronteiras nacionais e sistemas sociais, etnia e língua, ideologia e fundo filosófico, gênero e idade, e classe social. Seus membros também superam barreiras criadas por doenças, deficiências e todos os tipos de circunstâncias desafiadoras. Compartilhando incentivos uns com os outros, tais como “Apesar dos sofrimentos ou das dificuldades, todos têm o direito de ser feliz!”, a SGI vem expandindo uma bela rede de bodisatvas da terra ao redor do mundo.
Gostaria de reconfirmar a missão da SGI:
1. Como uma organização de bodisatvas da terra diretamente ligados a Nichiren Daishonin, a SGI sempre se dedicará a realizar o grande juramento pelo kosen-rufu e trabalhará incansavelmente pela paz mundial e felicidade da humanidade.
2. Com base na prática da fé de unicidade de mestre e discípulo e “união de diferentes em corpo, unos em mente” [jap. itai dshin], a SGI se esforçará eternamente para abrir o caminho para o triunfo da humanidade.
3. Atuando com espírito de levantar-se só, a SGI iluminará eternamente a vida das pessoas e a sociedade com a luz da coragem e da esperança.
4. Ao lado do povo, a SGI defenderá eternamente o bem-estar das pessoas e avançará junto com elas.
5. Transcendendo todas as formas de discriminação e preconceito, a SGI expandirá sua rede de igualdade humana por toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário