Três grandes leis secretas (jap. sandai-hihō)

Três grandes leis secretas (jap. sandai-hihō)

 

Edição 562 - Publicado em 13/Junho/2015 - Página 44


Nichiren Daishonin revelou as “três grandes leis secretas” para todas as pessoas atingirem o estado de buda nos Últimos Dias da Lei
“Três grandes leis secretas” são o princípio essencial do Budismo de Nichiren Daishonin, que consiste em:
1. O objeto de devoção
do ensinamento essencial;
2. O daimoku do ensinamento essencial; e
3. O santuário do ensinamento essencial.
Essas leis são chamadas de secretas por estarem implícitas no texto do capítulo 16 do Sutra do Lótus, “A Extensão da Vida”, e assim permanecerem até Nichiren Daishonin revelá-las.
Nichiren Daishonin revelou o Nam-myoho-renge-kyo como a lei fundamental inerente a todas as vidas e ao universo, para possibilitar às pessoas da era maléfica dos Últimos Dias da Lei atingir o estado de buda. E a revelou de forma concreta como as “três grandes leis secretas”. Em outras palavras, a lei inerente a todas as vidas e ao universo, isto é, o Nam-myoho-renge-kyo, é a lei fundamental, e as “três grandes leis secretas” são sua concreta expressão. Portanto, a doutrina das três grandes leis secretas é a própria razão do advento do buda Nichiren Daishonin neste mundo.
No escrito O Recebimento das Três Grandes Leis Secretas, Daishonin escreve: “O Sutra do Lótus é descrito como representativo da única grande razão pela qual todos os budas surgiram neste mundo por se tratar de um sutra que contém essas três grandes leis secretas” (WND, v. II, p. 988). O motivo fundamental de o Sutra do Lótus ser considerado a razão do advento do buda Shakyamuni se encontra no fato de o Nam-myoho-renge-kyo, isto é, a Lei Mística da semente do Buda a ser revelada como as “três grandes leis secretas”, estar oculto nas profundezas deste sutra. Nichiren Daishonin estabeleceu as “três grandes leis secretas” como a grandiosa Lei para a felicidade de todas as pessoas, incorporando em sua própria vida, a Lei Mística oculta nas profundezas do capítulo “A Extensão da Vida”.
Na prática, todos os Gohonzon – que são o mandala de ideogramas representativo dos dez mundos –, inscritos pessoalmente por Daishonin para toda a humanidade, como também as suas transcrições em cópia, são todos, igualmente, objeto de devoção do ensinamento essencial, que incorpora a lei fundamental do Nam-myoho-renge-kyo. O Nam-myoho-renge-kyo recitado diante deste objeto de devoção do ensinamento essencial é o daimoku do ensinamento essencial, e o local em que se recita este daimoku é o santuá­rio do ensinamento essencial.
Nota: Para se referir a esta doutrina, veio sendo adotado o termo “três grandes ensinos fundamentais” com o intuito de facilitar a compreensão de sua interpretação. Todavia, considerando o significado literal do termo sandai-hih, passou-se a adotar a expressão “três grandes leis secretas”.

2 comentários:

  1. E UM ENSINAMENTO CORRETO PARA TODAS AS PESSOAS ATI GEREM O ESTADO DE BUDA NOS UTIMOS DIAS DA LEI

    ResponderExcluir
  2. As Três grandes Leis Secretas são o princípio do ensinamento essencial

    ResponderExcluir